Japan House São Paulo

O projeto Japan House, iniciativa global do governo japonês, traz a São Paulo um novo olhar sobre o Japão contemporâneo.
Localização: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista

A comunidade japonesa no Brasil acompanha com muita expectativa a grandiosa construção da primeira das três casas que serão inauguradas. Los Angeles e Londres também serão contempladas com esse maravilhoso projeto do governo japonês que, somente em São Paulo, ficou orçado em 30 milhões de dólares.
 
O premiado arquiteto japonês Kengo Kuma promete repetir a sua assinatura marcante, baseada no uso dos materiais naturais e na releitura de técnicas e elementos tradicionais das construções japonesas. 

Para cobrir a fachada (acima), o profissional desenhou uma cortina de réguas de hinoki – madeira japonesa muito resistente. A estrutura representa duas características marcantes do seu trabalho: transparência e simplicidade. Apesar de ser usada há muitos anos na arquitetura do país oriental, tal madeira foi aplicada de forma contemporânea, atribuindo um semblante plástico único à Japan House.

Junção de vigas, sem o uso de prego ou parafuso, foram usadas na sede da Japan House São Paulo. A madeira Hinoki, retirada de áreas de reflorestamento, foi trazida do Japão.

Muito trabalho e dedicação por parte de todos envolvidos, parabéns!

 Nesse encontro de feras, em SP, o arquiteto Kengo Kuma e o artesão Yasuo Kobayashi discutiram a melhor forma de produzir a grade de metal e papel artesanal (atrás deles), que servirá de revestimento na Japan House.

Conheça o time do escritório FGMF que, em co-autoria com o arquiteto Kengo Kuma, conduz os trabalhos da Japan House: Lourenço Gimenes, Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz (esquerda para a direita).

O Embaixador brasileiro no Japão, André Corrêa do Lago, e a artista japonesa Mariko Mori, autora da obra Ring instalada na cascata Véu da Noiva, no Rio, trocam ideias com a presidente da Japan House São Paulo Angela Hirata, em Tóquio. Há muita expectativa e muitas vibrações de sorte para a Japan House, dos dois lados do planeta!

No frio, um udon quentinho. No calor, um udon gelado. O caldo com macarrão e diferentes ingredientes tem várias versões, dependendo da região no Japão. Dizem que foi um monge budista, em viagem à China, quem carregou a receita na bagagem e fez dela um sucesso. Mas, sejamos justos, o udon não é o único macarrão japonês a ganhar reconhecimento internacional. Há o lamen, o sobá, o somen, o shirataki e o harusame, entre outros, feitos de trigo, arroz, batata e até algas, todos bons demais! Massas e culinária de primeira te esperam na Japan House São Paulo!
Foto: ©JNTO

Jun Sakamoto é o chef da Japan House São Paulo e contará com a consultoria do chef Hasegawa, um dos mais renomados do Japão.

Sites:
Japan House São Paulo
Conheça o projeto Japan House, que será sediado em São Paulo em 2017
Quem está à frente da Japan House São Paulo
Kengo Kuma apresenta a Japan House, sua obra em SP
Martelo batido: Jun Sakamoto será o chef da Japan House São Paulo
Facebook:
https://www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram:
@japanhousesp